segunda-feira, 28 de maio de 2012

11º Congresso Da UJS- AL, movimenta ALAGOAS





No último final de semana aconteceu na capital de Alagoas, Maceió, o 11º Congresso Estadual da UJS – AL, o mesmo se realizou na Escola Moreira e Silva no CEPA e estiveram presente os delegados eleitos de diversas cidades, dentre elas Arapiraca, Penedo, Satuba e Maceió.


Na sexta-feira (26/05), foram abertos os trabalhos com as boas vindas do presidente estadual Naldo Freitas que compunha a mesa junto com a presidente da UJS Maceió Daiane Correia, o presidente da UJS de Satuba, Allisson Virtuoso,o Coordenador Geral do DCE-UFAL,Thiago Souza, e a Vice-presidente Estadual do PCdoB, Cláudia Petuba. Naldo salientou a importância que o congresso tem para a juventude alagoana, citou as grandes batalhas que serão as eleições nos municípios e frisou a importância da juventude participar daquele espaço na luta por ideal comum.


Em seguida, Cláudia Petuba  ressaltou que nestas eleições “o protagonismo da juventude é de extrema importância . Pois os jovens tem que votar consciente e sobretudo eleger candidatos  que os  representem nas câmaras municipais”.

As atividades do dia seguinte tiveram início com o painel “A juventude nas Redes e nas Ruas nos quatro cantos do mundo” que foi ministrado por Naldo Freitas e Rafael Cardoso, representantes da executiva estadual , que destacaram como se complementam as mobilizações através das redes e os atos nas ruas, eles pautaram as diversas lutas que a juventude tem travado em todo o mundo diante do cenário de crise do capitalismo. Ressaltaram ainda o papel da juventude brasileira para pressionar o governo federal e impulsionar o país no caminho das transformações.

Na parte da tarde, o debate ficou por conta de Mirelly Câmara atual secretária de juventude do PCdoB e ex-presidente estadual da UJS-AL o painel tinha como tema “UJS, organização revolucionária da juventude brasileira”, destacando a importância da lutas da UJS nos seus 28 anos de existência e como elas influenciaram na mudança do cenário político atual no Brasil. Ao final do painel,  Mirelly foi homenageada pela importante contribuição dada em todo esses anos a frente da UJS-AL .

O segundo dia de congresso foi encerrado com muita música e jogo de futebol entre as equipes do interior e capital.

No seu último dia de congresso, domingo, a UJS-AL começou suas atividades com painel “Alagoas: Os grandes desafios”. A mesa foi composta pelo reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo Campos, e pela vice-presidente do PCdoB-AL e militante da UJS, Cláudia Petuba. Jairo citou Jorge de Lima e Ledo Ivo , escritores alagoanos, para exemplificar a sociedade alagoana e falar de Alagoas e suas mazelas, salientando que nosso estado está entre os piores índices em educação e saúde. Cláudia enriqueceu o debate dizendo “que apesar do  Brasil viver grandes avanços, Alagoas retrocede devido a um governo que não pensa em sua população”.

Durante a plenária final no início da tarde, foi aprovado o documento do congresso da UJS- AL e a nova Direção Estadual que teve o nome de Naldo Freitas reeleito para ser presidente. Na oportunidade foram eleitos os delegados que vão para o congresso nacional representar Alagoas.




Por Manuela Lourenço, diretora de comunicação da UJS-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário